Você sabe o que causa mau hálito? Acabe agora com o problema!

1 de abril de 2019

Odonto

De acordo com a ABHA (Associação Brasileira de Halitose), aproximadamente 30% da nossa população apresenta halitose, totalizando cerca de 500 milhões de pessoas. Mas nem todas sabem que têm o problema ou o que causa mau hálito.

Diversos fatores estão relacionados ao odor ruim na boca, mas é preciso ter atenção, porque essa condição pode ser passageira ou precisar de tratamento, de acordo com o que estiver causando o problema.

Neste artigo, explicaremos as principais causas da halitose e quando é necessário procurar um especialista. Continue lendo e veja como ter um hálito agradável.

Descubra o que causa mau hálito

A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema que pode afetar pessoas de qualquer idade. Está relacionada com diversos fatores, que deixam um cheiro ruim na boca momentaneamente ou podem tornar esse problema crônico.

Nem sempre a pessoa sabe que apresenta essa condição e pode ser difícil para ela identificá-la. Mas é importante obter o diagnóstico e saber o que causa mau hálito, porque ele é motivo de constrangimento e dificulta as interações sociais.

Além disso, é possível que seja sintoma de uma doença bucal ou complicação orgânica. Então, se o fator principal não for tratado, o mau hálito não vai embora e existe a possibilidade de agravamento do quadro.

A seguir, listamos as principais causas da halitose para que você descubra em quais situações existe a possibilidade de a boca ficar malcheirosa.

Higiene bucal inadequada

Os resíduos de alimentos que ficam presos nos dentes entram em decomposição e liberam gases malcheirosos. Se a higiene bucal não for feita adequadamente, com escovação e uso de fio dental, o mau hálito pode se manifestar. Para evitá-lo, escove os dentes após cada refeição.

Inflamações ou infecções bucais

Inflamações e infecções bucais também provocam mau cheiro. Isso acontece em função das bactérias presentes na lesão e por causa do odor que os próprios tecidos doentes liberam, além do acúmulo de fluidos corporais e sangue. Para eliminar o cheiro, é preciso tratar esses problemas.

Saburra lingual

A saburra lingual é o acúmulo de placa bacteriana na língua. Quando ela não é escovada adequadamente, os resíduos de alimentos se depositam ali, estimulando a proliferação de bactérias. São elas e a decomposição desses resíduos que causam mau hálito. É possível evitar o mau cheiro escovando a língua todos os dias.

Problemas gástricos

O que causa mau hálito nem sempre está na boca, pois pode refletir do estômago. É isso que acontece com pessoas que apresentam refluxo gastroesofágico. Nesse caso, o conteúdo estomacal retorna pelo esôfago com os ácidos e deixa um cheiro ruim. É preciso tratar-se com um especialista para eliminar esse problema.

Alguns alimentos

O cheiro ruim na boca também pode estar relacionado com os hábitos alimentares. Isso porque alguns alimentos, após ingeridos, causam esse efeito, como é o caso do alho, da cebola, dos derivados de leite, do atum enlatado e do repolho. O ideal é consumir pouco deles e evitar a constância, mantendo uma boa higiene bucal.

Outros fatores que também podem desencadear a halitose são:

  • ingestão de bebidas alcoólicas;
  • tabaco;
  • infecções pulmonares, no nariz ou garganta;
  • bronquite crônica;
  • sinusite crônica;
  • xerostomia (boca seca)
  • jejum prolongado.

Mas, se tudo isso causa mau hálito, como saber se o problema irá embora sozinho ou se é necessário procurar a ajuda de um dentista? É isso o que explicaremos a seguir.

Saiba quando procurar um profissional

Quando o que causa mau hálito é uma condição passageira, como a ingestão de alguns alimentos, não é necessário procurar um dentista. O mesmo acontece com as bebidas alcoólicas e na halitose matinal.

O especialista precisa ser procurado quando o mau hálito não cessar, mesmo eliminando seus possíveis causadores. Isso indica sintoma de outra condição que precisa de tratamento, odontológico ou médico. 

Embora a halitose seja comum, não é o estado natural da boca humana. Por isso, agora que você já sabe o que causa mau hálito, esteja atento aos seus hábitos para observar se não estão prejudicando sua saúde bucal e faça a prevenção dessa condição desagradável.

Continue aprendendo a cuidar bem dos seus dentes e da sua boca. Assine a nossa newsletter para receber mais temas interessantes em seu e-mail!


  • Compartilhar: