Tipos de fio dental: conheça os principais e quando usar cada um

25 de fevereiro de 2019

Dicas

Sabia que existem diferentes tipos de fio dental para atender a necessidades variadas? É muito importante escolher o produto certo dependendo das características da sua arcada dentária para que ele seja eficaz e remova todos os resíduos de alimento.

Para ajudar na escolha do fio correto para o seu caso preparamos este artigo apresentando alguns tipos diferentes e também para quais casos eles são indicados. Continue lendo e descubra aquele ideal para você!

A importância do fio dental

Antes de falarmos sobre os tipos de fio dental é válido ressaltar a importância da sua utilização para garantir uma boa saúde bucal. Afinal, esse produto não é um acessório, mas sim um item tão essencial quanto a escova de dente.

Isso porque existem alguns cantos que as cerdas não alcançam e, por isso, os resíduos ficam acumulados favorecendo a formação da placa bacteriana. Como consequência desenvolvem-se problemas como cárie, tártaro, gengivite e periodontite.

Sendo assim, não é uma opção usar o fio dental, mas uma necessidade. Sem ele, a higiene bucal fica incompleta e, mesmo que você escove regradamente os seus dentes, poderá desenvolver problemas, já que alguns resíduos acabaram ficando para trás.

Agora, continue lendo para que você possa, então, conhecer os diferentes tipos de fio dental e optar por aquele ideal para o seu caso.

Os tipos de fio dental

Existem diferentes tipos de fio dental porque as pessoas não têm dentes iguais. Afinal, em alguns há mais espaço entre eles, e em outros os vãos são muito estreitos e há também quem use aparelho ortodôntico. Sendo assim é preciso escolher o fio certo para higienizar corretamente a boca. Veja as principais opções.

Monofilamento

O fio com monofilamento também é chamado de fita dental. Sua estrutura é composta por uma fibra única muito fina e resistente, com menor possibilidade de desfiar ou se romper. Ele também é encontrado na versão encerada, que facilita deslizar entre os dentes.

Por causa dessas características, dos tipos de fio dental, esse é aquele indicado para quem tem os dentes muito próximos uns dos outros. Quando a arcada dentária é apertada é preferível usar esse produto para facilitar a introdução e o deslize sem machucar as gengivas.

Multifilamento

A estrutura do fio dental multifilamento é um pouco mais roliça do que o outro produto. Ele é composto por diversas fibras unidas e que se abrem para alcançar uma área maior. Embora seja eficaz, tem maior chance de se romper ou desfiar por ser mais frágil.

Por isso, esse tipo é indicado para pessoas que têm dentes um pouco menos apertados, ou seja, que apresentam um espaço interdental maior. Afinal, se os dentes forem muito próximos uns dos outros, ficará difícil fazer a sua inserção pelo fato de ter um formato cilíndrico.

Com haste

Esse produto é um fio dental comum, mas que em uma de suas pontas tem uma peça curva e rígida para facilitar o seu encaixe por trás dos braquetes de aparelhos fixos. Na outra ponta há um palito de plástico que ajuda a retirar resíduos maiores de alimento.

Por isso, ele é indicado para quem faz tratamento ortodôntico, já que as peças do dispositivo atrapalham na hora de passar o fio dental. Então, os acessórios que contêm facilitam essa tarefa e estimulam o cuidado com a saúde bucal.

Super Floss

Esse é mais um dos tipos de fio dental que facilitam a higiene bucal de quem apresenta necessidades específicas. Sua estrutura consiste em uma rede de fibras esponjosas que em uma ponta é composta por um palito plástico e na outra um pedaço de fio dental tradicional.

Esse produto é indicado para a higienização precisa de implantes, coroas dentárias e aparelhos ortodônticos com a sua rede esponjosa, e o fio tradicional destinado à retirada de resíduos próximos à linha da gengiva.

Qual desses tipos de fio dental é ideal para você? Independentemente da sua resposta, não se esqueça de usá-lo pelo menos uma vez por dia para garantir uma higiene bucal completa. Caso você tenha dúvidas na hora de escolher, converse com seu dentista e peça a ajuda dele para optar pelo ideal.

Gostou das informações? Então confira outros temas interessantes como este seguindo nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.


  • Compartilhar: