Por que o dente dói? Descubra agora mesmo a resposta

13 de março de 2019

Dicas

Alguma vez você já parou para pensar por que o dente dói? É realmente muito raro encontrar uma pessoa que nunca tenha experimentado essa sensação, em especial porque ela pode ser ocasionada pelos mais diversos motivos.

E se você está pensando na pergunta que fizemos no começo, continue lendo este artigo. Nele explicaremos quais são as origens da dor de dente e também apresentaremos as principais causas para a manifestação desse sintoma. Acompanhe para descobrir como cuidar melhor da sua saúde bucal e evitar esse problema!

O que é a dor de dente?

É natural acreditarmos que os dentes são estruturas muito rígidas, que não sofrem abalos. Mas, na verdade, não é bem assim, porque, embora uma de suas partes seja o esmalte, abaixo dela encontram-se outras que são mais sensíveis.

O dente não é apenas uma formação mineral. Em seu interior encontramos terminações nervosas que podem ser estimuladas por alguns fatores. É isso o que explica por que o dente dói — afinal, se existem nervos, ocorre sua excitação, desencadeando um incômodo.

A dor de dente trata-se de uma reação desencadeada pelo estímulo das terminações nervosas dos dentes, ou da região dentária, em decorrência de lesões, traumas, doenças ou outros problemas. Elas sentem uma agressão e o organismo envia a mensagem para avisar que algo está errado.

Por que os cuidados bucais são tão importantes?

Os dentes são uma estrutura mais complexa do que muita gente acredita. Além de conterem nervos, eles também são irrigados por vasos sanguíneos, estão presos a ossos, fibras colágenas, entre outros tecidos. Por isso, quando acontece algum abalo na saúde bucal, a dor é um dos sintomas que se manifestam.

Sendo assim, os cuidados com a saúde da boca são fundamentais para prevenir agressões aos dentes e em toda essa região. Além de evitar pancadas, traumas e a sobrecarga das estruturas dentárias, existe outra medida essencial para que a dor não se manifeste: a higiene bucal.

Escovar os dentes, a língua e usar o fio dental evita que bactérias se proliferem em nossa boca. Normalmente, por conta da ação delas, também sentimos dor de dente, já que os ácidos que elas liberam provocam lesões e irritações bucais.

São as bactérias que causam cárie, gengivite e periodontite, por exemplo, três problemas que deixam os dentes doloridos. Assim, é fundamental proceder com a higiene de modo adequado para eliminar todos os resíduos de alimentos e manter o pH bucal sempre equilibrado, inibindo a proliferação de micro-organismos.

Afinal, por que o dente dói?

Até aqui explicamos para você o que é a dor de dente e como a higiene bucal pode prevenir essa manifestação. Mas, afinal de contas por que o dente dói? Quais são os problemas que podem desencadear esse sintoma tão incômodo? Veja a seguir uma lista de problemas que despertam essa reação orgânica.

Cárie

As cáries provocam dor quando as bactérias causam lesões muito profundas, que ultrapassam o esmalte dentário e chegam até a dentina ou a polpa do dente.

Doenças gengivais

Exemplificadas pela gengivite e a periodontite, as doenças que afetam as gengivas também provocam dor no dente em função da inflamação e por deixarem as raízes mais expostas.

Bruxismo

O apertamento involuntário das arcadas dentárias (bruxismo) provoca uma sobrecarga sobre os dentes e ossos faciais causando dores que afetam as estruturas da face, inclusive os dentes.

Sensibilidade

Em função da exposição radicular ou da porosidade excessiva do esmalte, a sensibilidade permite que agentes agressores cheguem à dentina, estimulando as terminações nervosas.

Retração gengival

O encurtamento da gengiva deixa a raiz dos dentes mais exposta e, como ela tem uma porosidade maior, a dor se manifesta quando há contato com agentes agressivos.

Problemas estruturais

Trincas, fissuras ou quebras do esmalte dentário deixam a dentina exposta, acontecendo a estimulação dos nervos e a manifestação da dor.

Outros motivos que explicam por que o dente dói são: restaurações com infiltração, abscessos, erosão dentária, pulpite, fratura da raiz, entre muitos outros. Por isso, se você sentir esse incômodo, é fundamental procurar um dentista para que ele possa avaliar o que está causando esse problema, tratá-lo e evitar complicações maiores.

Você já sentiu dor de dente? O que causou essa reação? Deixe seu comentário e conte as suas experiências!


  • Compartilhar: