O aparelho fixo quebrou? Descubra como resolver!

22 de março de 2019

Odonto

Seu aparelho fixo quebrou? Não se preocupe, porque isso não é raro de acontecer. Afinal, embora esse dispositivo seja muito resistente, ele é submetido a uma grande força todos os dias por causa da mastigação. Então, é natural que precise de manutenção.

Apesar de não ser muito alarmante, a quebra do aparelho fixo exige atenção. Não realizar os reparos pode provocar lesões na boca e causar atrasos no tratamento, interferindo nos resultados alcançados. Por isso, se você perceber algo errado, é importante tomar providências.

Preparamos este artigo para explicar o que deve ser feito se isso acontecer. Então, continue lendo e descubra quais medidas devem ser adotadas para os prejuízos não serem maiores.

O que fazer se o aparelho fixo quebrou?

O aparelho fixo tem diversos componentes diferentes, cada qual com sua função para promover a movimentação dos dentes. Todos eles são fabricados com materiais muito resistentes, mas existe a possibilidade de quebrarem.

Isso acontece por causa da mastigação e da escovação durante a higiene bucal. Também há possibilidade de alguns hábitos, como roer as unhas, serem os causadores dos danos ao dispositivo.

A sobrecarga é sempre o motivo pelo qual o aparelho ortodôntico quebra. Por isso, é preciso ter muito cuidado com ele, já que, quando um componente quebra, existe grande chance de machucar a boca. Alguns problemas muito comuns no aparelho fixo são:

  • descolamento dos bráquetes;
  • descolamento de tubos ortodônticos;
  • soltura do fio ortodôntico;
  • quebra dos amarrilhos;
  • quebra de elásticos.

Independentemente de como o aparelho fixo quebrou, não é recomendado tentar consertar o estrago em casa. É fundamental procurar imediatamente o dentista para que ele faça os reparos do modo correto, evitando mais danos ao dispositivo e lesões na boca.

Caso algum componente esteja totalmente solto, ele pode ser retirado e guardado para apresentar ao profissional, mas não tente forçar nenhuma estrutura se ela estiver parcialmente presa, porque isso poderia aumentar o problema.

Mas e se o aparelho estiver machucando a boca?

Se o aparelho fixo quebrou e está machucando a boca, o que você pode fazer é aplicar uma cera ortodôntica na peça para minimizar o contato com as mucosas. Esse produto é disponibilizado pelo dentista ou pode ser adquirido em farmácias.

A cera formará uma camada de proteção, minimizando o atrito com a pele. Assim, se já houver uma lesão, ela não se agravará, e se a pele ainda estiver íntegra, faremos a prevenção desse problema até que chegue o horário da consulta com o especialista.

Se você não tiver cera ortodôntica e não for possível comprá-la, uma medida alternativa é colocar um pedaço de algodão ou gaze no local. Esses materiais também ajudarão a minimizar o atrito com a pele.

Mesmo que isso seja suficiente para diminuir os incômodos, não se esqueça de que é fundamental fazer os reparos no aparelho. Afinal, as peças quebradas interferem no funcionamento do dispositivo e isso traz prejuízos para o seu tratamento, porque pode enviar estímulos equivocados para a movimentação dos dentes.

Como evitar que o aparelho fixo quebre

Ao colocar o aparelho o dentista fará todas as recomendações de como proceder para evitar danos ao dispositivo. De toda forma, é sempre importante relembrar que, para o aparelho fixo não quebrar, é fundamental evitar o seguinte:

  • consumir alimentos muito duros, pastosos ou fibrosos;
  • mascar chicletes ou balas;
  • usar os dentes para abrir objetos;
  • morder lápis, tampa de caneta e outros objetos duros;
  • roer as unhas;
  • cortar os alimentos com os dentes.

Também procure fazer a higienização da forma como o dentista instruiu, além de usar protetores caso você pratique algum esporte ou atividade que possam provocar impactos na boca.

Se o aparelho fixo quebrou, a única medida recomendada é consultar o dentista o mais rápido possível para fazer os reparos. Procure seguir as recomendações para evitar lesões na pele e procure não tentar consertar em casa, porque isso poderia aumentar os danos e machucar sua boca, retardando ainda mais o seu tratamento.

Gostou dessas informações? Então veja outros temas interessantes como este seguindo as nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.


  • Compartilhar: