Lentes de contato dental: saiba como é a técnica e as suas vantagens

7 de março de 2019

Odonto

Você sabia que nem sempre é necessário fazer procedimentos longos ou complexos para ter dentes brancos, alinhados e harmônicos? Isso porque existem tratamentos como as lentes de contato dental, que transformam o sorriso em pouco tempo.

Por meio deste procedimento podemos aliar função e estética realizando pequenas correções de forma e cor. Por isso, esse tratamento é indicado para você, que deseja ter um sorriso mais harmônico e belo, valorizando sua imagem.

Para que você conheça mais essa opção da odontologia estética, preparamos este artigo apresentando as lentes de contato dental. Nele, explicamos quais são as suas indicações, como o tratamento é realizado e ainda quais são as vantagens que elas oferecem. Continue lendo e veja se esse procedimento pode ser a solução que você busca!

O que é o tratamento com lentes de contato dental?

Algumas características ou imperfeições dos dentes podem incomodar bastante porque afetam a imagem. A solução, então, é buscar tratamentos odontológicos que possibilitem corrigir esses problemas — ou, pelo menos, disfarçá-los.

Atualmente, existem diversas opções de procedimentos que podem ser realizados para melhorar a estética do sorriso. E a boa notícia é que nem todos são longos, complexos ou incômodos, afinal, técnicas como as lentes de contato dental possibilitam alcançar resultados em pouco tempo.

As lentes são próteses laminadas muito finas com formato parecido com uma capa, que se encaixam na parte da frente dos dentes. Elas recobrem essa face visível para dar um novo formato, tamanho e coloração para o esmalte.

Mais comumente, as lentes de contato dental são confeccionadas em porcelana. Isso porque esse é um material muito resistente, que não altera a sua coloração e cuja tonalidade se assemelha à natural dos dentes.

Assim, uma pessoa que recorre a esse tratamento desfruta de um sorriso renovado, com aspecto saudável, harmônico e simétrico. Ninguém perceberá que ela está usando lentes, pois essas próteses são totalmente discretas.

É importante entender que esse tratamento é personalizado, ou seja, você não encontrará lentes de contato dental para comprar. Essas peças são confeccionadas especificamente para cada pessoa dependendo dos resultados que se deseja alcançar. Então, o procedimento permite que você tenha um sorriso único, exclusivo.

Quais são as indicações desse procedimento?

As lentes de contato dental são indicadas para pessoas que desejam alterar algumas características dos seus dentes para compor um sorriso mais harmônico e bonito. Sua principal indicação é a valorização estética, promovendo alterações no tamanho, formato e coloração do esmalte.

Sendo assim, algumas condições que podem ser solucionados com o uso dessas próteses são:

  • dentes amarelados;
  • escurecimento dentário;
  • manchas no esmalte;
  • irregularidades na superfície dos dentes;
  • dentes muito pequenos;
  • espaçamento excessivo;
  • diferenças de tamanho entre os dentes;
  • pequenas fraturas;
  • assimetrias no formato.

Como as lentes de contato dental recobrem o esmalte, o dente passa a ter um aspecto diferente, porém, natural. Podemos dizer que elas escondem as características que não desejamos revelar e corrigem aspectos que podem ser melhorados.

É válido ressaltar que também existem contraindicações para realização desse procedimento. Esse é o caso de:

  • indivíduos ainda em desenvolvimento (crianças e adolescentes);
  • pessoas com problemas bucais;
  • dentes cariados, restaurados ou com prótese;
  • disfunções da mordida;
  • pessoas que têm bruxismo e/ou briquismo.

Há casos em que é possível realizar intervenções anteriores para viabilizar o tratamento com lentes de contato dental. É isso o que acontece com pacientes que apresentam inflamações ou infecções na gengiva, por exemplo.

Algumas condições não podem ser tratadas por meio desse procedimento em função de ele não ser eficaz. Desalinhamentos muito expressivos ou problemas ortodônticos são exemplo e, embora não encontrem solução nas lentes, podem ser tratados por meio de outros recursos, como facetas, alinhadores ou aparelhos ortodônticos.

Como esse tratamento é realizado?

O tratamento com lentes de contato dental inicia com a consulta de avaliação com o dentista. Ele questionará sobre os resultados pretendidos pelo paciente e fará uma avaliação detalhada da sua saúde bucal para definir se o procedimento é viável ou não.

Se tudo estiver bem, o dentista começará a reunir o material necessário para fazer o planejamento digital do sorriso. Ele fará a captura de imagens intraorais do paciente para realizar um paralelo com fotografias, exames, vídeos ou outros que julgar necessários para projetar os resultados finais do tratamento.

Todas essas informações são armazenadas em um computador, e, com o auxílio de um software específico, o especialista desenha o novo sorriso do seu paciente. Nesse projeto, serão definidos o novo formato dos dentes, seu tamanho e sua cor.

Lembrando que esse não é um procedimento superficial, porque o dentista considera diversos aspectos e fatores para projetar o sorriso do paciente, como a sua idade, estilo de vida, traços fisionômicos, formato dos lábios, tonalidade da pele, entre outros.

Com base nessas informações, são confeccionadas as lentes de contato dental, e é por isso que os resultados alcançados são naturais. Afinal, o novo sorriso é projetado respeitando as características de cada paciente, para que esteja totalmente adequado a ele.

Depois que as lentes estão prontas, o dentista cola cada uma delas sobre o dente correspondente. Há casos em que é necessário fazer um desgaste muito discreto no esmalte dentário para que a peça se posicione corretamente, mas isso não abala a estrutura ou a saúde dental.

De toda forma, é muito importante realizar esse procedimento com um especialista experiente, já que é fundamental que o projeto seja bem desenvolvido. As lentes devem encaixar perfeitamente, sem deixar espaços onde podem infiltrar-se bactérias.

Além disso, o desgaste excessivo do esmalte ou irregularidades nas lentes podem abalar as estruturas bucais, desencadeando problemas ou sobrecarga nos dentes e ossos da face. Por isso, escolha com cautela o profissional que realizará esse tratamento.

Quais são as vantagens das lentes de contato dental?

Como você viu, o tratamento com lentes de contato dental é simples e promove resultados muito expressivos. O sorriso se torna muito mais bonito, valorizando a imagem da pessoa — e com a vantagem de ser finalizado muito rapidamente.

É por isso que esse procedimento traz diversas vantagens, como:

  • sorriso renovado em pouco tempo;
  • dentes mais resistentes às manchas;
  • tratamento confortável e indolor;
  • personalização do tamanho, cor e formato dos dentes;
  • resultados duradouros;
  • harmonização do sorriso;
  • rejuvenescimento dos dentes e da imagem.

E por tudo isso, é claro que as lentes de contato dental também ajudam a elevar a autoestima das pessoas, trazendo mais segurança para sorrir. Mas não se esqueça de que é muito importante realizar esse tratamento com um bom especialista, para ter resultados realmente satisfatórios e seguros para toda a sua saúde bucal.

Quer saber mais sobre as lentes dentais e suas indicações? Então entre em contato conosco para conversar com nossos especialistas e descobrir se esse tratamento é para você!


  • Compartilhar: