Dicas para cuidar dos dentes e evitar doenças bucais.

17 de outubro de 2018

Dicas

Abrir o sorriso e saber que está tudo em ordem é um grande alívio e satisfação. Para que isso aconteça, os cuidados com a saúde bucal devem estar presentes diariamente na sua rotina. E não é apenas a escovação que cuida disso. Ter dentes e gengivas saudáveis requerem atenção redobrada nos momentos da higiene bucal e no seu dia a dia. Pensando nisso, a Odontto Clinica trouxe 4 dicas para você ficar de olho e conseguir manter sua cavidade bucal em perfeito estado. E ainda, te damos uma super dica para incrementar sua higiene.

FIQUE DE OLHO NA SUA ALIMENTAÇÃO

Sim, o que você come diz muito sobre você e sua saúde, não é apenas um ditado popular. Uma alimentação saudável também é fundamental quando o assunto é a saúde dos dentes. Recomenda-se a diminuição da ingestão de açúcares e alimentos com amido, principalmente entre as principais refeições. Esses alimentos propiciam o desenvolvimento de bactérias, as quais produzem ácido que podem causar danos aos dentes. Fique ligado!

NADA DE PRESSA DURANTE A ESCOVAÇÃO

Escovar os dentes não deve ser uma tarefa feita com pressa. Até porque, bastam 2 minutos para uma escovação eficiente, por isso, dedique-se bem nesse tempo. Os dentes devem ser escovados todos os dias. Entretanto, apenas uma escovação não é suficiente, sendo necessário escovar após cada refeição e também antes de dormir. A escova mais recomendada é a de cerdas macias, com a cabeça de tamanho reduzido para alcançar locais mais difíceis de escovar. Além disso, fique atento à força aplicada na escova. Com uma maior pressão sobre as cerdas, o esmalte dentário acaba sendo desgastado e prejudicado, causando até ferimentos na gengiva. Para uma escovação ideal, faça movimentos circulares e controlados sobre os dentes e gengiva, sem excesso de força. Não esqueça também de escovar a parte de trás dos dentes e a língua.

O FIO DENTAL É INDISPENSÁVEL

Pensa que apenas a escovação consegue fazer a higiene completa? Não é bem assim. A escova de dentes tem sua devida importância na higiene bucal, contudo, o fio dental é um item indispensável. Utilizar o fio dental é importante para a remoção de restos de alimentos que podem estar localizados em partes onde a escova não alcança e também para retirar a placa bacteriana. E então, o fio dental consegue fazer uma limpeza subgengival e prevenir problemas bucais, como a gengivite, mau hálito e manchas nos dentes, por exemplo. Existem diferentes modelos disponíveis, encaixando-se perfeitamente às necessidades de cada paciente.

QUAL CREME DENTAL VOCÊ USA?

Manter a saúde bucal em dia é uma tarefa simples. Para tornar ainda melhor e mais fácil, a ajuda de determinados itens neste momento conta muito. Para uma gengiva mais saudável, conte com o apoio de seu dentista, que fará a indicação do melhor creme dental para sua saúde.

Além de todas essas dicas, é recomendável sempre buscar um profissional para avaliar a saúde dos dentes e realizar a sua limpeza periódica. Para isto conte sempre com a Odontto Clinica.

SEU SORRISO PODE CONQUISTAR O MUNDO!