Dicas Odontto Clinica! Cuidado com o aparelho ortodôntico

31 de julho de 2018

Dicas

Atenção aos hábitos alimentares e à higiene bucal são essenciais para quem deseja ter dentes mais bonitos e saudáveis. E, quando o assunto é aparelho ortodôntico, não é diferente. Seja fixo ou móvel, o uso do aparelho pede cuidados para que o tratamento tenha resultados mais rápidos e eficazes.

Neste post, você terá dicas sobre como cuidar do aparelho ortodôntico para manter esse tratamento dental sempre em dia. Acompanhe!

clinica-dentista-ecovação

Para quem usa aparelho fixo, a escova ideal deve ter as cerdas macias. Um diferencial para aumentar a eficácia da higiene é a escolha por escovas que possuem canaleta central, pois facilitam a limpeza dos braquetes durante a escovação dos dentes.

Já para que usa aparelhos móveis podem ser escovados com cerdas duras, desde que utilizadas adequadamente. Para os dentes, a escova de cerdas macias deve ser mantida. Vale lembrar que a limpeza pode ser feita com o mesmo creme dental para a boca, sem a exigência de produtos específicos.

dentista-fio-dental

Grande aliado da higiene da boca, o fio dental deve ser utilizado junto com a escovação. Para quem possui aparelho fixo, é recomendado o uso de um “passa fio”, que auxilia a entrada do fio dental entre os dentes e braquetes.

Outra dica é o uso do bochecho com antisséptico, que também pode ser feito com o aparelho móvel na boca. O uso de pastilhas antissépticas pode ser um aliado para o aparelho: basta dissolvê-las em um copo com água.

dentista-alimentos-carie

Balas, chicletes e pirulitos não são os melhores amigos de quem utiliza aparelho ortodôntico. Também evite comer alimentos duros, gordurosos ou grudentos.

No caso do aparelho móvel, ele deve ser retirado durante as refeições. Volte a usá-lo depois da escovação, pois a cavidade bucal estará livre das sujeiras e dos resíduos de alimentos.

mau-habitos-dentista

Se você tem o costume de roer as unhas ou mastigar pontas de lápis e canetas, o momento de parar é agora: esses hábitos podem amassar partes ou quebrar as peças do seu aparelho ortodôntico fixo ou móvel.

Evite também cutucar ou mexer no aparelho, o que previne o risco de contato dos micro-organismos presentes nas mãos em sua boca.

Os aparelhos móveis devem ser guardados em uma caixa específica para não serem perdidos.

aparelho-ortodontico-em-itapema

Além dos cuidados com a higiene, a alimentação e os hábitos pessoais, a manutenção periódica do aparelho ortodôntico é fundamental para o tratamento.

O acompanhamento deve ser realizado por um ortodontista, pelo menos, uma vez ao mês, para indicar os melhores cuidados, bem como avaliar o progresso com a escovação e o avanço dos resultados.

 


  • Compartilhar: