Conheça as principais etapas do implante dentário!

15 de abril de 2019

Odonto

Para alcançar sucesso nos resultados, é preciso que as etapas do implante dentário sejam cumpridas corretamente, evitando complicações. Muito depende da atuação do profissional, mas ela precisa ser complementada com a cooperação do paciente, pois o que ele fizer, principalmente na etapa pós-operatória, influenciará no tratamento.

Atualmente, o implante dentário é a melhor opção para fazer a substituição de dentes faltosos. É possível instalar apenas um dente perdido ou então completar toda a arcada de pacientes desdentados totais.

Esse procedimento oferece muitas vantagens e benefícios, sendo a solução para quem precisa recuperar a estética e a funcionalidade. Por isso, preparamos este artigo a fim de explicar quais são as etapas do implante dentário, para que você conheça esse tratamento e entenda por que ele é tão eficaz. Acompanhe!

Alguns tipos de implante

Antes de falarmos sobre as etapas do implante dentário, é interessante saber que esse tratamento é muito versátil. Podemos classificá-lo dessa forma porque existem diferentes tipos para atender a necessidades muito distintas.

Considere que cada paciente tem as suas características e singularidades, também existem diferentes tipos de osso, segundo a sua densidade. Assim, as técnicas de colocação de implante precisam ser adaptadas conforme cada caso.

Então, o implantodontista pode adotar métodos cirúrgicos diferentes, kits cirúrgicos conforme o que o paciente precisa, bem como o implante ideal para substituir os dentes que estão em falta. Afinal, pode ser preciso completar apenas um, mas também há casos em que diversos deles precisam ser implantados.

A implantodontia passou por diversas inovações nos últimos anos, com isso, surgiram diferentes opções de implantes e empresas oferecendo materiais e ferramentas para colocação deles, e novas tecnologias foram incorporadas ao planejamento para que os resultados se tornassem superiores.

Para que você entenda melhor do que estamos falando, listamos três tipos diferentes de implante dentário que estão disponíveis atualmente. Veja.

1. Tradicional

O implante tradicional é aquele instalado por meio de técnicas convencionais, sendo que o seu planejamento segue o mesmo princípio. É feita a moldagem física da boca do paciente, a prótese é confeccionada com base nesse molde, e a cirurgia é realizada para instalação do pino. Após aguardar a osseointegração, o dente artificial é instalado.

2. Guiado

O implante guiado tem uma tecnologia mais moderna desde o seu planejamento. O implantodontista usa equipamentos como o scanner intraoral, computadores e impressora 3D para personalizar totalmente o tratamento. Ele confecciona um guia cirúrgico que ajudará a instalar o implante no lugar exato, alcançando melhores resultados.

3. Carga imediata

Esse tipo de implante apenas é possível quando a pessoa tem uma excelente qualidade de osso e ótima saúde bucal. Todos os fatores precisam estar favoráveis para que o paciente possa colocar o implante e a prótese no mesmo dia, assim, ele sai do consultório com o sorriso completo. De toda forma, é preciso cuidado para aguardar a osseointegração.

Etapas do implante dentário

Podemos dividir as etapas do implante dentário em três grupos: de avaliação, cirúrgica e protética. Em cada uma delas, são cumpridas fases diferentes, essenciais para que o tratamento seja planejado, executado e finalizado com sucesso. A seguir, explicamos com mais detalhes.

Etapa de avaliação

A etapa de avaliação se inicia com a primeira consulta ao implantodontista. É nesse momento que ele observará se o paciente pode ou não fazer o tratamento. É composta, basicamente, pelas fases a seguir.

Exames

O profissional solicitará exames como radiografia e tomografia, para investigar as estruturas internas da arcada dentária e face do paciente. Por meio deles, é possível verificar se existe algum impedimento para instalar o implante, como infecções ou pouca quantidade de osso.

Avaliação

Na fase de avaliação, serão estudadas todas as características e singularidades do paciente. O profissional analisará os exames que solicitou, investigará o histórico clínico do indivíduo, observará sua saúde bucal, entre outros detalhes. Assim, verifica se é possível realizar a cirurgia, se há alguma contraindicação ou se são necessários procedimentos prévios.

Tratamentos pré-operatórios

É nessa fase que o paciente recebe tratamentos para equilibrar a saúde bucal antes de colocar o implante. Não são todos que precisam deles, mas, se houver um quadro de inflamação nas gengivas ou perda óssea, é preciso tratar essas condições para depois realizar a cirurgia.

Etapa cirúrgica

A etapa cirúrgica consiste na preparação do material necessário para fazer o tratamento, sendo seguida da instalação do implante e da recuperação dos tecidos. Veja a seguir.

Moldagem e planejamento

Quando o paciente estiver apto para fazer a colocação de implante, o especialista fará o planejamento do tratamento por meio da coleta de imagens e da confecção de moldes, seja em meio físico ou digital. Assim, ele define como será a aparência do novo sorriso e de que forma ocorrerá a cirurgia para alcançar resultados funcionais e estéticos superiores.

Instalação do implante

Nessa fase, ocorre a cirurgia em si. Ela é realizada no consultório do implantodontista com aplicação de anestesia local. São feitas a abertura da gengiva e a perfuração do osso, seguida da colocação do implante. Se o paciente for receber carga imediata, ela é colocada sobre o pino, se não, a gengiva é fechada para aguardar a osseointegração.

Osseointegração

Essa é a fase pós-operatório do tratamento, sendo uma das etapas do implante dentário mais importantes. Durante cerca de seis meses, o paciente precisará tomar cuidado para não colocar força sobre o implante, porque ele precisa permanecer estático para que os tecidos cicatrizem e o envolvam. Ele permanecerá totalmente fixo, como uma raiz natural.

Etapa protética

Depois que a osseointegração aconteceu e o implante está totalmente fixo no osso, acontece a fase protética. Essa é uma das mais esperadas pelo paciente, porque ele finalmente terá os seus dentes instalados.

Instalação da pré-prótese e da coroa

A prótese é o dente artificial. Ela é instalada no implante por meio da pré-prótese, responsável por fazer a ligação entre eles. Se a gengiva estiver fechada, é feita uma pequena abertura nela para viabilizar esse encaixe, lembrando que a prótese é feita no momento do planejamento, sob medida e de acordo com as características do paciente.

Ajustes

Se houver necessidade, são feitos ajustes na coroa, para que ela se encaixe perfeitamente aos demais dentes. O próprio implantodontista pode fazer isso ou solicitar ao protético responsável pela peça. Mas, quando o tratamento é feito com tecnologias modernas, fica mais fácil alcançar precisão, minimizando os ajustes.

Escolha do implante ideal

É natural que todo paciente queira que o seu problema seja resolvido imediatamente, em especial quando afeta também a estética, como na perda de dentes. No entanto, nem todos podem receber o implante com carga imediata.

Na verdade, é preciso um estudo detalhado do caso, e o profissional é quem define qual é a melhor abordagem para cada pessoa. Sendo assim, o tipo de implante é definido por ele para atender tanto as necessidades estéticas como também funcionais da pessoa.

O tratamento é discutido com o indivíduo, mas o implantodontista apresentará para ele as técnicas possíveis segundo suas características. Então, nem sempre é possível atender apenas ao desejo da pessoa, porque as técnicas não se aplicam a todos.

Assim, é fundamental consultar-se com um profissional experiente em uma boa clínica com referência no mercado, como a Odontto Clínica, onde você encontra uma equipe de especialistas que vão avaliar minuciosamente o seu caso para indicar a melhor abordagem.

Desse modo, as etapas do implante dentário serão cumpridas corretamente, aumentando as chances de sucesso do tratamento. Então, você conseguirá completar a sua arcada dentária para poder voltar a sorrir e falar com segurança.

Saiba mais sobre o tratamento de implantes e esclareça suas dúvidas entrando em contato conosco para conversar com nossos profissionais!


  • Compartilhar: