Como cuidar dos dentes e ter o sorriso perfeito?

Como cuidar dos dentes

8 de janeiro de 2019

Dicas

O sorriso é o nosso cartão de visita e impacta de forma direta a aparência. Por isso, é muito importante saber como cuidar dos dentes e dar atenção à eles para que estejam sempre saudáveis e valorizem a nossa imagem.

É fundamental entender que os cuidados se iniciam em casa com diversos hábitos que precisam ser cultivados. Essa dedicação é o que vai garantir o equilíbrio da saúde bucal e, consequentemente, um sorriso muito mais bonito.

E você sabia que cuidar dos dentes é fácil e não toma praticamente tempo algum? Basta estabelecer uma rotina para não se esquecer. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo apresentando os principais cuidados para garantir que você tenha um sorriso bonito e saudável. Continue lendo e aprenda como cuidar dos seus dentes do jeito certo!

Por que se preocupar com a saúde oral

Os problemas bucais se manifestam principalmente por causa da proliferação de microorganismos nos dentes e tecidos da boca. Como é um local úmido e quente torna-se um ambiente propício para que as bactérias se instalem.

Isso requer muita atenção, porque sempre que comemos alguma coisa resíduos se prendem aos nossos dentes e poucos minutos depois a placa bacteriana começa a se formar. As bactérias passam a se alimentar desses resíduos e liberam ácidos. São essas substâncias que causam prejuízos para a saúde bucal.

Vários problemas e doenças se manifestam a partir desse ponto. Algumas delas são:

  • mau hálito;
  • cáries;
  • tártaro;
  • gengivite;
  • erosão dentária;
  • retração gengival;
  • periodontite;
  • sensibilidade.

A aparência dos dentes também fica prejudicada quando eles não recebem os devidos cuidados. Além de ficarem amarelados e com resíduos acumulados, pode acontecer a perda do esmalte dentário e alterações na coloração e aspecto da gengiva.

Mas até agora falamos apenas dos prejuízos restritos à cavidade oral, no entanto, saber como cuidar dos dentes é importante também para garantir a saúde orgânica. Isso porque as bactérias que se proliferam na boca podem atingir a corrente sanguínea e migrar para outras partes do corpo.

Problemas respiratórios e cardíacos são desencadeados por microrganismos causadores da periodontite e do tártaro. Sendo assim, preocupar-se com o seu sorriso não é apenas uma questão estética, mas um investimento em sua saúde geral.

E não podemos nos esquecer de que tudo isso está relacionado com a autoestima e bem-estar. É fundamental estar satisfeito com a própria imagem para sentir-se bem consigo mesmo, ficar mais confiante e seguro de si.

Sendo assim cuidar bem dos dentes também mantém o equilíbrio psicológico, ajudando a combater medos, bloqueios e limitações decorrentes da insegurança e de alguns receios com a própria aparência.

Como cuidar dos dentes do jeito certo

Como você pôde ver, o aspecto dos nossos dentes e a saúde bucal afetam a qualidade de vida em diversos aspectos. Para que você não tenha prejuízos por causa desses problemas, listamos a seguir algumas dicas principais de como cuidar dos dentes adequadamente para mantê-los os belos e saudáveis. Acompanhe.

Dedique o tempo adequado

Cerca de 2 minutos são suficientes para escovar todos os dentes corretamente, mas há quem limite a escovação a apenas alguns segundos, deixando para trás resíduos de alimentos. Procure não fazer isso e dedique o tempo adequado à higienização da boca, incluindo a escovação, que precisa acontecer no mínimo duas vezes por dia, e a aplicação do fio dental.

Escolha bons produtos

Existem diversos produtos no mercado para fazer a higiene oral, no entanto, nem todos têm uma boa qualidade ou são adequados. Então, prefira escovas de cerdas macias e um creme dental com flúor. O fio dental pode ser aquele da sua preferência, e for usar um enxaguante, adquira aqueles que não contêm álcool para não ressecar a mucosa bucal.

Escove os dentes corretamente

Para eliminar todos os resíduos faça movimentos curtos e suaves com a escova, inclusive próximo à gengiva. Inicie pela face externa dos dentes, escove a coroa (parte de cima) e depois higienize as faces internas. Escove a parte de trás dos dentes anteriores (da frente) com a ponta da escova. Em caso de dúvidas, peça a orientação do seu dentista.

Higienize a língua

A língua acumula resíduos de alimentos que proliferam bactérias que causam doenças bucais. Por isso, não se esqueça de escová-la todas as vezes que higienizar os dentes. Faça isso delicadamente com a escova ou um raspador de língua, assim você prevenirá também o mau hálito, frequentemente causado pela saburra lingual.

Use o fio dental diariamente

A escova de dentes não consegue alcançar algumas áreas mais inacessíveis, então, é necessário o reforço do fio dental para remover os resíduos acumulados ali. Esse produto precisa ser usado pelo menos uma vez por dia para eliminar a placa bacteriana e garantir uma higiene completa.

Evite tudo o que agride os dentes

Alguns hábitos e comportamentos são prejudiciais para os dentes e precisam ser evitados. Esse é o caso de:

  • roer as unhas;
  • morder objetos duros;
  • abrir frascos com os dentes;
  • fumar.

Essas ações agridem o esmalte dentário podendo causar trincas ou fraturas nele, além do seu desgaste. Também abalam a saúde bucal, favorecendo a manifestação de doenças e problemas.

Tenha cuidado com a alimentação

Os alimentos que ingerimos podem beneficiar ou prejudicar os dentes. Aqueles que podem fazer mal ou favorecer as doenças bucais são:

  • refrigerantes;
  • bebidas e alimentos cítricos ou ácidos;
  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos muito pigmentados;
  • doces;
  • carboidratos simples.

Os que fazem bem são aqueles ricos em nutrientes (frutas, legumes, verduras, laticínios etc.), que vão garantir vitaminas e minerais para toda a estrutura bucal. Além disso, a maçã e a pera, por serem fibrosas, ajudam a limpar os dentes.

Mantenha seu organismo hidratado

O fluxo salivar adequado e o equilíbrio do pH da saliva são fundamentais para garantir a saúde bucal. Isso porque ela ajuda a limpar e proteger os dentes contra as bactérias. Sendo assim, beba bastante água ao longo do dia para manter o seu organismo hidratado e garantir uma boa produção de saliva.

Prefira não realizar procedimentos caseiros

O desejo de ter um belo sorriso faz as pessoas buscarem dicas sobre como cuidar dos dentes com procedimentos caseiros. Esse é o caso do clareamento com bicarbonato de sódio e água oxigenada. Evite essas receitas e técnicas porque sem o acompanhamento de um profissional elas podem prejudicar gravemente a saúde bucal.

Identifique sintomas precocemente

Procure sempre observar os seus dentes, língua, gengivas e toda a cavidade oral para conhecer as suas características. Assim você poderá estar atento a sintomas iniciais de problemas e doenças e, então, procurar a ajuda de um especialista antes que evoluam para complicações mais graves.

Algumas manifestações que requerem atenção são:

  • pontos escuros no esmalte;
  • sangramentos;
  • gengiva inchada;
  • feridas;
  • dores e desconfortos;
  • mau hálito;
  • sensibilidade;
  • alterações no formato do dente.

Vá ao dentista com frequência

Os cuidados em casa precisam ser complementados por procedimentos que são realizados apenas no consultório do dentista. Por isso, passe por consultas com esse profissional a cada seis meses. Assim ele também poderá identificar sintomas que talvez você não tenha percebido e indicar um tratamento.

O acompanhamento periódico é um das etapas essenciais para manter um belo sorriso, pois são adotadas medidas preventivas fundamentais para evitar doenças. E agora que você já sabe como cuidar dos dentes em casa, basta escolher um bom profissional para ter um suporte de qualidade.

Descubra quais tratamentos odontológicos podem solucionar seus problemas e valorizar o seu sorriso. Entre em contato conosco e veja as opções que temos para você!

Conheça nossas redes sociais!


  • Compartilhar: