6 dicas para aliviar a dor depois da manutenção do aparelho

17 de março de 2019

Odonto

Sentir dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico é muito comum. Afinal, a ativação do dispositivo exerce um pouco mais de força para estimular a movimentação dos dentes, e isso faz o corpo reagir enviando esse alerta. Mas não podemos negar que essa sensação é muito incômoda, e foi por isso que nós preparamos este artigo.

Nele trazemos algumas dicas do que pode ser feito para aliviar a dor que a manutenção do aparelho causa. Continue lendo para conferir algumas medidas seguras que você pode adotar para minimizar esse sintoma, mas sem causar outras complicações para sua saúde bucal. Acompanhe!

1. Mude temporariamente sua dieta

A dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico pode durar alguns dias, tempo que varia para cada pessoa. Nesse período em que ela estiver presente, é interessante mudar um pouco a dieta para que a alimentação seja mais confortável.

Evite alimentos muito duros ou difíceis de mastigar, dando preferência para sopas, cremes, pastas e outros que não exigem muita força dos maxilares. Os líquidos também são bem-vindos e, se precisar mastigar, prefira colocar pequenas porções na boca para facilitar o trabalho dos dentes.

2. Evite cortar os alimentos com os dentes

Embora os dentes sejam ótimas ferramentas para cortar os alimentos, não é interessante fazer isso depois da manutenção do aparelho. Afinal, nesse momento eles já estão sob pressão e qualquer esforço a mais aumenta a dor.

Prefira alimentos menores que podem ser colocados inteiros na boca. Os maiores podem ser picados para que fiquem do tamanho ideal para mastigar. Também não use os dentes para abrir frascos, evite roer as unhas e morder objetos.

3. Massageie as gengivas

As massagens são excelentes técnicas para ativar a circulação sanguínea, promover efeito analgésico e aliviar tensões. Por isso, elas também são eficazes em casos de dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico.

Para desfrutar de seus benefícios, massageie as gengivas gentilmente com o dedo, fazendo movimentos suaves e lentos. Você pode resfriar o dedo com água gelada ou gelo para que a baixa temperatura ajude no efeito analgésico.

4. Aplique compressas frias

Como dito na dica anterior, as temperaturas mais baixas ajudam a aliviar a dor, porque controlam o processo inflamatório. Por isso, mais uma alternativa para ter conforto depois da manutenção do aparelho ortodôntico é aplicar compressas frias no local.

Use uma bolsa térmica ou gelo na parte externa do rosto sob o local dolorido. Faça isso durante alguns minutos e repita outras vezes no dia, se sentir necessidade. Apenas não se esqueça de proteger a pele, porque o frio em excesso pode feri-la.

5. Use analgésicos

Medicamentos analgésicos ou anestésicos também podem ser administrados para minimizar a dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico. Existe a possibilidade da ingestão deles ou aplicação no local.

No entanto, converse com seu dentista para que ele recomende a melhor fórmula em seu caso. Assim você poderá usar com segurança quando precisar. Lembre-se de que automedicação é perigosa e remédios somente podem ser usados com a supervisão de um profissional.

6. Tome sorvete

Essa é uma dica saborosa para aliviar a dor depois da manutenção do aparelho, não é mesmo? Mas ela realmente funciona porque o princípio é o mesmo da aplicação de compressas frias, porém, nesse caso a ação da temperatura é pelo lado interno.

O sorvete ajuda a acalmar os tecidos bucais e reduzir o incômodo, mas você também pode optar por água gelada, uma pedra de gelo, bebidas frias ou outros. Apenas não se esqueça de higienizar a boca após ingerir alimentos ou bebidas doces.

Não há como evitar a manifestação da dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico, porque o organismo reage a essa pressão. Mas, com essas dicas, você se sentirá mais confortável, e o que pode ajudar a vencer esses primeiros dias é lembrar-se dos resultados positivos que isso trará para o seu sorriso.

Com ou sem aparelho, nossos dentes precisam de cuidados. Veja em nosso outro artigo o que é preciso fazer para que eles se mantenham fortes, saudáveis e bonitos.


  • Compartilhar: