5 sinais que indicam que você precisa usar aparelho dentário

sinais que você precisa usar aparelho

23 de janeiro de 2019

Dicas

Os sinais que você precisa usar aparelho ortodôntico não podem ser ignorados. Afinal, quando há desalinhamento dos maxilares ou os dentes não se encaixam como deveriam, essas condições causam sobrecarga em todas as estruturas bucais e faciais.

Mas você sabe quais são as características que apontam a necessidade de fazer um tratamento ortodôntico? Preparamos este artigo para apresentar 5 das principais a fim de que você possa observar se é o seu caso e procurar a ajuda de um especialista. Lembrando que somente esse profissional está apto para fazer um diagnóstico preciso.

Continue lendo e conheça os problemas que a ortodontia pode solucionar a fim de recuperar a funcionalidade e valorizar a estética do sorriso.

1. Problemas ao mastigar

Pessoas que precisam fazer tratamento ortodôntico costumam apresentar problemas na hora de se alimentar. As dificuldades para mastigar manifestam-se em sintomas, como morder constantemente a parte interna dos lábios e bochechas, além da língua.

Em alguns casos existe a perda da funcionalidade dos dentes, como no caso dos anteriores (dentes da frente), que ajudam a cortar os alimentos. Quando eles não se encaixam corretamente fica mais difícil cumprir essa ação.

2. Dentes tortos ou bloqueados

Essa condição é a mais popular entre os sinais que você precisa usar aparelho. Isso porque o tratamento ortodôntico mais conhecido é aquele para reposicionar os dentes que estão tortos e causam assimetria e desarmonia do sorriso.

Quando há dentes bloqueados, ou seja, que nasceram atrás de outro, também é preciso usar um aparelho. Essa condição exige atenção porque dentes nessa configuração são difíceis de higienizar e estão mais propensos a problemas e doenças.

3. Presença de espaços entre os dentes

Outro problema corrigido pela ortodontia são os espaços que se formam entre os dentes. Algumas pessoas apresentam vãos muito grandes entre eles, que dificultam a mastigação e interferem negativamente na aparência.

Uma condição muito comum é o diastema, um espaço que se forma entre os dentes anteriores deixando-os separados. Mas pessoas que apresentam essas características precisam ser estudadas caso a caso, já que em algumas situações o problema não é ortodôntico, mas ocorre porque os dentes são pequenos demais para ocuparem todo o volume da arcada.

4. Dor constante na mandíbula

O ideal é que a arcada superior se encaixe perfeitamente com a inferior, com os dentes se encontrando na posição correta. Desse modo, não acontece sobrecarga ou esforço de nenhuma estrutura bucal ou facial, havendo perfeita harmonia na hora da mastigação.

Quando isso não acontece, manifestam-se dores constantes por causa do esforço excessivo para que os dentes e ossos cumpram suas funções. Por isso, a dor de cabeça, na altura do ouvido, nos dentes e no queixo também são sinais que você precisa usar aparelho ortodôntico.

5. Dentes apinhados (encavalados)

Por fim, outro problema muito recorrente nos consultórios de ortodontia são os dentes apinhados, popularmente conhecidos como encavalados. Recebem essa classificação aqueles que nascem aglomerados uns sobre os outros ou totalmente fora da linha dos demais, como bem mais alto na gengiva, por exemplo.

Isso acontece porque não há espaço suficiente para que todos ocupem a arcada. É uma condição que exige tratamento porque causa grande dificuldade para fazer a higiene bucal, aumentando a suscetibilidade a problemas. Além disso, afeta significativamente a aparência e a autoestima.

Não se esqueça de que é importante consultar um ortodontista para que ele possa avaliar o seu quadro e indicar o melhor tipo de aparelho ortodôntico para você. Afinal, somente dependendo dos seus sintomas e características, além da anatomia, é que será definida a melhor intervenção.

Ao perceber sinais que você precisa usar aparelho procure por um especialista para evitar que essas condições se agravem ou desencadeiem complicações. Elas afetam a estética, funcionalidade e a saúde bucal, sendo assim, o tratamento ortodôntico é importante para garantir todo o equilíbrio da sua boca e face, além de um belo sorriso!

Saiba mais sobre tratamentos ortodônticos e descubra se eles são indicados para o seu caso. Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas!

Conheça nossas redes sociais!


  • Compartilhar: