5 dicas para vencer o medo de dentista definitivamente

13 de fevereiro de 2019

Dicas

O medo de dentista é uma sensação muito comum e que pode se manifestar em pessoas de todas as idades. Embora isso não seja motivo de vergonha, é muito importante combater esse medo porque ele interfere na aceitação de tratamentos e causa prejuízos para a saúde bucal.

Afinal, periodicamente é necessário passar por uma consulta odontológica, mas se a pessoa tiver medo de ir ao dentista, ela ficará adiando esse momento. Assim, problemas que ainda estão no começo se agravam e podem exigir intervenções maiores.

Preparamos este artigo trazendo algumas dicas para vencer o medo de dentista e evitar que os problemas bucais se tornem muito expressivos e exijam tratamentos complexos. Continue lendo e descubra como recuperar a segurança ao estar na companhia desse profissional tão importante.

1. Entenda a causa do medo de dentista

Para combater o medo do dentista, o primeiro passo é entender por que ele se manifesta. Então, reflita consigo mesmo e tente identificar o que causa essa sensação ao estar em uma consulta odontológica.

Seria a insegurança por causa da dor? Algum problema passado que deixou trauma? Ou a influência de relatos de quem teve experiências ruins?

Saber o que deixa você inseguro e ansioso ajuda a analisar a situação sob um novo ângulo e olhar. Assim, você poderá refletir de forma mais racional e buscar alternativas que ajudem a minimizar o medo.

2. Procure um profissional que transpasse segurança

O medo de dentista também pode ser minimizado procurando por um profissional que lhe deixa mais confortável durante a consulta. Afinal, eles não são todos iguais e cada um tem o seu perfil e faz um atendimento diferente, dependendo do tipo de público que atende.

Procure conversar com familiares e amigos para escolher um especialista que tenha o perfil que você julgue ideal, seja ele mais brincalhão, tranquilo, ou outro qualquer. Assim você ficará mais à vontade e se sentirá seguro sob seus cuidados.

3. Esclareça todas as dúvidas

Para quem tem medo de dentista, o ideal é sempre agendar uma consulta apenas para conhecer o espaço e o profissional. Assim você poderá conversar com ele antecipadamente, explicar sobre as suas inseguranças e fazer perguntas.

O ideal é esclarecer todas as suas dúvidas, inclusive sobre os problemas que foram identificados e os tratamentos sugeridos. Sabendo o que vai acontecer, você pode se preparar antecipadamente e estar ciente de como será o procedimento para não ter surpresas que possam lhe deixar ainda mais ansioso e tenso.

4. Pesquise sobre os avanços da odontologia

A Odontologia evoluiu muito nos últimos anos e constantemente novas tecnologias são lançadas. Essas inovações colocaram à disposição do público tratamentos e procedimentos mais confortáveis, rápidos, eficazes e indolores.

Por isso, procure pesquisar sobre esse assunto e conhecer essas novidades para entender como os tratamentos odontológicos funcionam atualmente. Assim você perceberá que eles são mais simples e poderá, inclusive, procurar por profissionais que ofereçam essas alternativas modernas.

5. Associe o tratamento odontológico a coisas boas

O medo de dentista acontece porque associamos os tratamentos com situações ruins, como a dor, por exemplo. O ideal é tirar esse foco da mente e procurar associar as consultas odontológicas com coisas positivas.

Por isso, cultive pensamentos otimistas e foque nos bons resultados que serão alcançados, como o equilíbrio da saúde bucal ou a melhora da aparência do sorriso. Você também pode fazer algo que goste depois da consulta para relaxar e aliviar a tensão. Assim, aos poucos o seu próprio subconsciente começará a fazer essa associação positiva.

Por mais que o medo de dentista seja comum ele precisa ser combatido para não prejudicar a saúde bucal. Não se esqueça de que a odontologia oferece diversas opções de tratamentos modernos, então procure clínicas que investem em tecnologia e associe as consultas a coisas boas. Assim, você sentirá mais segurança durante os seus tratamentos.

Você tem alguma técnica secreta para combater o medo de dentista? Deixe seu comentário e conte para a gente como você faz para relaxar na hora da consulta.


  • Compartilhar: